[Resenha] Para toda eternidade - Caitlin Doughty @darksidebooks





Você já parou para pensar que cada cultura tem seu modo de lidar com a morte? O que pode ser comum para nós, pode ser totalmente diferente e até falta de respeito em alguns países.
A PREMISSA:

Em Para toda eternidade, livro da mesma autora de Confissões no crematório, vamos acompanhar Caitlin por uma viagem, repleta de conhecimento e surpresas. Mas não se engane, neste viagem vamos conhecer um pouco mais sobre como outros países lidam com a morte e o luto.

❝(...) Havia provas concretas de que tudo que veio antes delas morreu. Todos vão morrer um dia. Nós evitamos a morte que nos cerca por nossa própria conta e risco.❞

O QUE EU ACHEI:
Não posso falar muito da premissa, senão corro o risco de contar demais, então acredito que minha opinião aqui, nesta resenha vale um espaço maior.

Logo no início, temos um prefácio que já nos prepara para o que vamos encontrar neste livro, que me surpreendeu e me ensinou muito, foi uma leitura realmente enriquecedora, que me fez ir além durante toda a leitura, querendo pesquisar mais e mais sobre a morte e o luto em alguns países, que têm tradições extremamente diferentes da nossa.

Confesso que em alguns momentos eu fiquei chocada, mas a beleza deste mundo esta nisso não é mesmo? Nas diferenças, em tudo, até na forma de lidar com a morte.

Já contei por aqui, como Confissões no crematório se tornou um dos meus livros favoritos da vida, como mudou minha forma de pensar e lidar com a morte e neste livro encontramos uma narrativa mais séria, mas que não deixa de ser fluída e de nos fazer refletir.

Terminei esta leitura mais uma vez feliz por saber que pessoas como Caitlin, que mostram como o mundo é rico de culturas incríveis e fascinantes, existe, mostrando que assuntos que são tratados como tabu, como a morte e o luto podem ter seu espaço nas nossas conversas de forma mais natural. Recomendo, por mim, leria tudo que a autora escreve!

★★★★★



Titulo: Para toda eternidade
Autora: Caitlin Doughty
Adicione: Skoob
Adquira o livro: Amazon
Editora: Darkside Books
Sinopse: A morte é inevitável. Lembrar que um dia morreremos ainda gera desconforto em muita gente; discutir as possibilidades para a cerimônia de despedida, então, é impensável. Bem, não para Caitlin Doughty, agente funerária, criadora do grupo The Order of the Good Death e escritora publicada pela DarkSide® Books. Alguns leitores já conhecem a escrita divertida e realista de Caitlin, mas, para quem ainda não teve o prazer de ler Confissões do Crematório, a Caveira explica: ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. Em seu primeiro livro, ela compartilha histórias reais do dia a dia de uma casa funerária. Já Para Toda a Eternidade é o fruto de uma jornada global para conhecer o mundo de mãos dadas com a morte. Através das palavras poderosas de Caitlin Doughty e das ilustrações deslumbrantes do artista Landis Blair, vemos como outras culturas lidam com o fim da vida enquanto entendemos a nossa relação com o assunto. Na Indonésia, Caitlin observa enquanto um homem limpa e veste o corpo mumificado de seu avô, que mora na casa da família há dois anos. Em La Paz, ela conhece as ñatitas bolivianas (crânios humanos que fazem a ponte entre os mundos dos vivos e dos mortos). E em Tóquio, ela se depara com a cerimônia do kotsuage, na qual parentes utilizam palitinhos para coletar os ossos de seus entes queridos das cinzas da cremação. Narrando cada ritual de maneira respeitosa ao mesmo tempo em que insere contornos históricos e também pessoais ao texto, Caitlin investiga a história funerária no mundo, apresentando soluções inusitadas, e inicia a discussão: existe jeito certo de se despedir das pessoas que você ama? O que parece um tabu para nós pode ser transformador para quem fica. Acima de tudo, Para Toda a Eternidade é uma lição de empatia, acolhimento e solidariedade. Uma volta ao mundo de uma perspectiva inusitada ― mas enriquecedora na mesma medida. Temos muito a aprender com a morte. O livro chega aos leitores brasileiros pela coleção DarkLove, a linha especial da DarkSide® Books para autoras de vozes poderosas e leitores com corações valentes. Acredite: depois de ler Para Toda a Eternidade, você vai pensar bastante em como quer partir desta para a melhor.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário