[Resenha] Tempo de graça, tempo de dor - Frances De Pontes Peebles @editoraarqueiro



A PREMISSA:
Maria das Dores foi "adotada" por Nena, uma mulher que trabalhava em uma casa, em um engenho de açúcar no Pernambuco, nos anos de 1930. Apelidada pelas outras empregadas da casa de Jega por causa de sua mãe, Das Dores só conhecia o lado ruim das pessoas, até conhecer Patroinha (Maria das Graças), e acabaram criando uma forte amizade e tiveram até a oportunidade de estudar juntas, mesmo com a diferença de classe social.

❝Você acha que conhece o mundo, Jega? - Nena balançou a cabeça.- O mundo vai engolir você.❞
Elas se tornam inseparáveis, e quando a mãe de Graça adquire um rádio as duas passam a sonhar com um futuro inimaginável para elas: se tornar cantoras. Mas quando Graça se vê prestes a ter que se casar com alguém que não quer, elas finalmente tomam coragem para fugir e após alguns desvios, elas chegam ao Rio de Janeiro, sozinhas, dispostas a alcançar o sucesso.

O QUE EU ACHEI:
Tempo de graça, tempo de dor, traz uma história rica, que aborda o mundo após segunda guerra mundial, e o Brasil antes, durante e após a ditadura militar. Graça é uma garota que cresceu sendo mimada e enquanto Das Dores teve uma infância sofrida e isso moldou o que as duas se tornaram depois, quando elas começaram a perceber o quanto seria difícil alcançar um sonho. A amizade das duas durante toda a vida foi cheia de altos e baixos, permeado de amor, ódio, intriga, inveja e esperança.

A trama é narrada sob o ponto de vista de Das Dores, e logo no início percebemos que vamos embarcar em uma longa jornada. A narrativa da autora é fluída e envolvente, eu me surpreendi muito com esta obra é com a jornada destas duas amigas, que lutaram tanto por um sonho durante a vida, e que durante este caminho ainda encontram personagens secundários tão marcantes e importantes para a história quanto as duas.

Foi uma leitura tão rica, que eu poderia escrever uma resenha muito maior, mas acho que ás vezes o melhor que podemos fazer é deixar um gostinho de quero mais em vocês e dizer: leiam este livro, porque ele vale cada página!

★★★★★


Titulo: Tempo de Graça, tempo de Dor
Autor: Frances De Pontes Peebles
Adicione: Skoob
Adquira o livro: Amazon
Editora: Arqueiro
SinopseA HISTÓRIA DE DUAS MULHERES E DE UMA INTENSA AMIZADE ALIMENTADA POR AMOR, INVEJA E ORGULHO – E PELO MEDO DE AMBAS DE NÃO SER NINGUÉM SEM A OUTRA.

Nascida na miséria e órfã de mãe, Das Dores trabalha na cozinha de um grande engenho de açúcar em Pernambuco, nos anos 1930. Um dia, a chegada de uma menina muda tudo. Graça, a filha mimada do novo senhor da fazenda, é esperta, bem alimentada, bonita – e encantadoramente malcomportada.
Vindas de mundos tão diferentes, elas constroem uma amizade que nasce das travessuras em dupla, floresce em seu amor pela música e marca para sempre sua vida e seu destino.
Quando não conseguem suportar o que o futuro no engenho lhes reserva, elas fogem para o Rio de Janeiro em busca de uma carreira como divas do rádio. Mas só uma está destinada a se tornar uma estrela. À outra restam os bastidores, longe das atenções e do reconhecimento do público.

Começando no Nordeste e passando pelas ruas da Lapa, no Rio de Janeiro, e pela Los Angeles da Era de Ouro hollywoodiana, Tempo de Graça, Tempo de Dor é o comovente retrato de uma amizade inabalável, marcada pelo orgulho, pela rivalidade e pelo ressentimento. Escrito em forma de memórias, conta as alegrias e o lado sombrio do relacionamento de duas mulheres que encontram na música, e às vezes uma na outra, o sentido da própria existência.


Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário